Clica em cada cartaz para ver as anteriores edições do BOLINA 2015 e 2017
O Festival
Inspiradas nos poucos festivais de palhaças que conhecemos no mundo (Andorra, Holanda, Áustria, Espanha e Brasil) pensámos que os Açores poderiam ser um lugar mágico e geograficamente privilegiado para o encontro destas profissionais. Assim nasceu o Bolina - 1º Festival Internacional de Palhaças, produzido por Descalças cooperativa cultural, em 2015. Na segunda edição promovemos novo encontro entre palhaças de todo o mundo e reunimos a Rede Internacional de Palhaças, em Castelo de Vide, em 2017. Nessa altura, o território onde nos inserimos abriu as suas portas devagarinho (senão entraria muito vento encanado...) e, em 2019, aportamos na cidade de Portalegre para o 3º BOLINA, mantendo a dinâmica de chegar a outras localidades como Castelo de Vide, Elvas, Ponte de Sor e ainda Badajoz, Valência de Alcântara e Cáceres. Estamos assim a criar um espaço de encontro e reflexão entre participantes, público e artistas proporcionando formação a artistas e público em geral, bem como dar ao público local e turista a possibilidade de assistir a espectáculos de elevada e reconhecida qualidade artística internacional.
Espectáculos
De 4 a 11 de Maio há espectáculos diários.
Na rua, estaremos em Portalegre, Castelo de Vide, Ponte de Sôr e Elvas.
Este ano, o Bolina dedica-se especialmente às resistências do Brasil e quer também dar voz à luta pela paz na Colômbia.
Artistas presentes:
Claudia Cantone (Itália), Espuma Bruma (Argentina), Pina Polar (Polónia), Martha Paiva (Brasil), Gabi Winter (Brasil), Paula Malik (Colômbia), Fran Marinho (Brasil), Ruth Mezeck (Brasil), Maria Andrés Marti (Andaluzia), Serena Vergari (Itália), Rotonda Teatro (Espanha/Alemanha), Nathalia Luiz (Brasil), Caísa Tibúrcio (Brasil), Coração nas Mãos, Ana Madureira, Marta Faria, Eva Ribeiro (Portugal), Dalila Lamour (Brasil), Lily Colombia (Colômbia), Aneliza Paiva (Brasil), Enne Marx (Brasil), Sue Proctor (Canadá), Sylvie et Zabou Guerin (França) entre outras!!!
Oficinas
Serão várias as atividades de formação promovidas ao longo do festival! Meta o nariz!
Para público em geral
Para profissionais
Para pessoas com pouca ou nenhuma experiência
Para crianças
teremos oficinas de curta e de longa duração
Em breve, aqui todas as oficinas!
+ informações: email bolinafestival@gmail.comfacebook.com/bolinafestival
Clown comunitário
Vamos ao encontro das pessoas mais velhas em Lares e Centros de Dia, e vamos ter com as crianças às Escolas, e compraremos nos mercados e visitaremos as ruas, praças e jardins. Mas também marcamos encontro com doentes, suas famílias e equipas clínicas que os assistem no Hospital de Portalegre.
A energia, a arte, a alegria, os narizes vermelhos, as cantigas, os silêncios, as roupas tão divertidas como cada palhaça vão aparecer um pouco por toda a parte (que é como quem diz, em vários concelhos), aliando a arte de transformar o mundo com sorrisos com a cumplicidade de muitas instituições que nos abrem a porta e facilitam o trabalho. todas as manhãs, de segunda a sexta.